SWWE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
PortalPortal  InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 Wrestling Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Autor Mensagem
Adam
Moderador/Colaborador
Adam

Masculino
Idade : 33Data de inscrição : 26/01/2008Número de Mensagens : 1074Local : Orangeville, Toronto, Canada Mood : Coise
MensagemAssunto: Wrestling   Wrestling EmptySex 18 Abr 2008, 20:49

Wrestling – aceite ou não na sociedade?

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre esta modalidade que, ao longo dos últimos dois anos, aproximadamente, tem vindo a crescer progressivamente. E isso deve-se a quê?

Wrestling 03punkoversrwk7
Uma imagem completamente banal de um combate de Wrestling.

O Wrestling, desde a sua génese, tem evoluído bastante. Dantes, lutava-se por orgulho, por prazer, por honra; hoje em dia, tudo aquilo que se vê dentro de um ringue de 4 (ou 6) lados é um jogo, é algo combinado previamente, e que tem remunerações (de elevadíssimas quantias) ao fim de cada mês.
Os jovens, hoje em dia, presos a um mundo que piora a cada segundo que passa, têm necessidade de se identificar com alguma coisa, têm de estar agarrados a qualquer programa que os faça sentir diferentes. Então, por que não o Wrestling? É um desporto, ao contrário daquilo que se pensa, que traz liberdade a quem vê.
Os pais dos jovens que vêm Wrestling queixam-se da extrema violência dos lutadores, quando, na verdade, são eles – pais – e o mundo em redor dos filhos que lhes transparecem uma realidade violenta, cheia de coisas más. O Wrestling, actualmente e como eu o conheço, é um negócio, um ramo onde os homens que lutam desenvolvem capacidades físicas e verbais de expor uma situação; ou seja, eles aprendem a lutar, para se desenrascarem no ringue, mas também a falar, porque, tal como foi dito anteriormente, o Wrestling já não é o que era. Não é só lutar, festejar com o público e ir-se embora: é preciso haver interacção entre os lutadores e os fãs. Sem interacção, deixa de haver interesse e não há tanta atracção como há hoje. É isso que torna o Wrestling tão especial.

Wrestling 66sk7
Aí está um bom exemplo do que foi referido anteriormente: porte físico e interacção com o público.

Mas, afinal, o Wrestling é ou não aceite na sociedade?

“Eu não quero saber se é ou não aceite. Eu gosto e pronto”, disse-nos um jovem das ruas de Barcelos. Ao confrontá-lo com a contestação dos adultos em relação ao que os filhos vêm, “os meus pais? Eles sabem que eu gosto de ver e respeitam isso, independentemente de quererem ou não que eu veja”, disparou. No fim, perguntámos-lhe se acha o Wrestling verdadeiro: “eu sei que não é, e daí? Entretém-me, gosto e continuarei a ver, mesmo que me canse”.

RESPOSTA: O Wrestling, de facto, é admirado pela sua espectacularidade. O público em geral engraça com os lutadores, fá-los desenvolver e fá-los subir no seio da empresa onde trabalham, desenvolve reacções às manobras executadas. Gostamos, porque aquilo que vemos é somente para nos entreter. Sabemos que as empresas dizem que é a sério, mas se dissessem que era a brincar, ninguém iria ver e perdiam todos os seus fãs/seguidores.

Wrestling 05jeff1dl9
Ao virar da esquina, mais jovens responderam às questões feitas pelos repórteres, realçando-se o testemunho colocado a seguir. “Wrestling? T-R-E-T-A. Sem tirar nem pôr. Acham isso bonito? Verem não sei quantos homens, seminus, a ‘roçarem-se’ uns nos outros, a suar? Isso é que é entretenimento?”, disse, revoltadamente, o rapaz. E continuou, afirmando que “o Wrestling é puramente falso. Eles nem se magoam! Não compreendo o vosso gosto por isso, sinceramente; mas vocês é que sabem. Eu é que não me meto nisso!”, indo-se embora com um sorriso nos lábios, cheio de confiança e certeza.

RESPOSTA: Todos têm as suas opiniões, e até pode ser considerado uma treta, mas é um desporto como os outros, mas muito mais físico. E o facto de vermos homens seminus a lutarem, com os seus corpos suados, não invalida o gosto. Cada lutador luta da maneira que luta, porque a empresa assim os manda. Afinal, quando estamos suados, queremos ter pouca roupa, e não o contrário… Quanto a eles não se magoarem, é falso. Todos os lutadores já tiveram lesões, desde as mais ligeiras às mais graves. É normal, pois nem sempre as manobras são bem efectuadas, e faz parte do ritual do exercício físico.

Wrestling 809wl4
As lesões também são reais, bem reais…

Mudando de idade, mas mantemo-nos sempre no mesmo assunto, nós fomos perguntar aos homens e mulheres, que já são pais, se os filhos vêem Wrestling. “Sim, eles vêem, mas não acho que seja um problema. Muito pelo contrário. Quer dizer, se eles gostam, se eles fazem questão de ver, por que razão iremos nós, pais, contrariá-los?”, respondeu com certeza. “Claro que há sempre a possibilidade de isso se verificar nos seus comportamentos do dia-a-dia, assim como nas suas relações de amizade e nos seus problemas, mas eles sabem perfeitamente que é a fingir e que, afinal, dói, portanto, não devem tentar nada daquilo onde quer que seja. Eles sabem que é um desporto que incentiva a realização de exercício físico, se quiserem ter corpos como aqueles homens [n.d.r.: quase] todos!”, referiu esta mãe, com contentamento.

RESPOSTA: Bem verdade. Muitas vezes, os jovens tentam passar para a realidade tudo o que vêem na televisão, mas há cada vez mais anúncios a alertar as pessoas para não tentarem nada daquilo em casa/na escola, porque, como já foi mencionado, isto também dói. E, sim, é um desporto que evidencia a realização de exercício físico, pois os lutadores precisam de muito esforço, trabalho e dedicação para terem os corpos que têm.

Mais à frente, um pai confuso entrou à conversa connosco. “O meu filho bem quer ver, mas eu não deixo”, citação à qual nós contra-atacámos com outra questão. “Porquê? Porque é algo violento, que só se deve começar a ver com uma certa idade e uma certa maturidade, aspectos que ele, sendo uma criança, ainda não atingiu.” Decidimos perguntar ao senhor se já viu algum combate/programa de Wrestling, à qual nos respondeu sem pressas que não, nunca tinha visto. Depois, mencionámos que, afinal, “o senhor deveria ‘perder’/arranjar uns minutos da sua vida e, juntamente com o seu rebento, ver um combate/programa e dizer se acha aquilo verdadeiro ou falso”. Ficámos de receber resposta…

RESPOSTA: Outra verdade. As pessoas que assistem a Wrestling devem ter alguma maturidade e, claro, idade, pois uma criança, visto ser demasiado influenciável, pode sofrer danos graves. Agora, violento? Só é violento se encararmos o lado mau do Wrestling. Porque, pelo lado bom, vemos que até nos faz bem, para espairecer a alma, para afogar as nossas mágoas, para nos entreter.

Foram testemunhos de pessoas que, de uma maneira ou de outra, estão ligadas ao Wrestling, independentemente de serem a favor ou contra a prática da modalidade. E é isto que importa destacar: o Wrestling é amado e odiado, mas anda sempre na boca das pessoas, o que revela o seu lado inovador.


Junto de um profissional do ramo, e questionando-lhe sobre o tema exposto, ele não teve dúvidas a dizer que “o Wrestling, sim, é falso, mas parece verdadeiro, o que fornece um sentimento de dúvida e desconfiança por parte de umas pessoas; e de um sentimento de alegria e certeza de que aquilo é verdadeiro a outras. É perfeitamente normal”.
O homem, cujo nome preferiu não revelar, apesar de ter tido uma conversa aberta connosco, continuou a sua maneira de ver o assunto. “As lesões acontecem, pois! Aqueles homens trabalham imenso tempo para terem o lugar que têm, passam praticamente o ano longe das famílias/amigos para dar a sua atenção ao Wrestling, dão a sua vida e põem-na em risco! E tudo por causa do espectáculo. Esta é a palavra que se deve salientar.”
“Desde que nos apercebemos da realidade que é o Wrestling, sabemos que aquilo, apesar do facto de ser a fingir e verdadeiro ao mesmo tempo, traz transtornos, como as evidentes lesões. Há lutadores que passam muitíssimo tempo no ‘estaleiro’, a cuidarem do seu corpo lesionado. É natural, faz parte do negócio!”
Sem mudar de assunto, mas sempre com um à-vontade que nem sempre se verifica, continuou a falar desta modalidade. “Todos sabemos que aquilo é combinado. Os lutadores em questão, antes de entrarem no ringue, aguçam as tácticas, desenvolvem diálogos sobre o combate a acontecer posteriormente, falam sobre o que fazer e o que não fazer – de maneira a que todos acreditem que, ali, não há amizades nem equipas/parceiros, mas sim ódio e raiva uns pelos outros.”
Passando para o aspecto da face… “Sim, o aspecto facial também é muitíssimo importante, nos dias que correm. Se os lutadores fizerem, face a uma situação perigosa para eles, uma cara destemida e valente, significa que são os queridos do público; se colocarem uma expressão de receio, são os odiados do público. Isto é um processo espontâneo, lógico, que faz parte de qualquer lutador de qualquer promoção/federação. O público tem de puxar e tem de assobiar por alguém.”
Derivado da nossa falta de tempo, pedimos uma mensagem de apelo a quem não gosta de Wrestling. “Vejam Wrestling. Experimentem. Vão ver que gostarão e que, afinal, não é assim como pensam.” Despedimo-nos do homem com afecto, dizendo-lhe que foi muito bom da parte dele ter elucidado algumas características de um lutador a quem não percebe bem da modalidade.

Wrestling 107bf7
Dois lutadores da WWE, maior promoção de Wrestling do mundo, num momento de despique e confrontação, após saberem que vão ter de se defrontar no maior palco de Wrestling do planeta: WrestleMania.

A conclusão que podemos tirar é que, de facto, o Wrestling continua a ser um tema algo tabu na vida das pessoas, mas é normal, visto ser uma modalidade ainda em crescimento. Contudo, com o passar do tempo e com a resposta a dúvidas e desconfianças, as pessoas vão começar a aceitar e a respeitar o Wrestling como ele é: fingido mas verdadeiro; perigoso, que dói, mas perfeitamente evitável de acontecimentos mais graves.
Com isto, pretendemos informar as pessoas para as vantagens do Wrestling, assim como para as suas desvantagens. Sim, todos temos as nossas opiniões e gostos, mas devemos saber respeitar as escolhas dos outros, mesmo que sejam totalmente opostas às nossas.


PS: A resposta daquele pai indignado? Pois, ainda não recebemos… Será que seguiu o nosso conselho e viu? Ou será que simplesmente ignorou o conselho e não viu? Enfim.
Ir para o topo Ir para baixo
PenaCena
Hall of Famer
PenaCena

Masculino
Idade : Data de inscrição : 15/01/2008Número de Mensagens : 943Local : Mood :
MensagemAssunto: Re: Wrestling   Wrestling EmptySex 09 maio 2008, 22:49

Uauuu bem que grande cronista que temos aqui tipo eu é a primeira vez que vejo uma crónica tua mas dou-te os parabens está mesmo muito boa. Analisando 1º é um tema pouco falado em crónicas i isso agrada-me 2ª gosto do tema 3ª os testemunhos reais foi uma excelente ideia assim sabemos qual a opinião pública sobre o wrestling 4º muito bem organizado com um bom portugûes e com a apresentação de imagens 5º está excelente e não sei como é que não és cronista da SWWE? mas pronto se apostasse mais chegarias lá e continuando com esta qualidade nas crónicas e se o salvador tivesse atento contratava-te logo.

Parabens Adam on Edge muito boa crónica mesmo está 5*
Ir para o topo Ir para baixo
Wrestling Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórum Não podes responder a tópicos
SWWE :: 

Wrestling

 :: 

Zona de Users

 :: 

Crónicas

-

|
Criar um fórum | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis